sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pricipais Doenças em Aves e suas curiosidades

Cólera Aviária

É uma enfermidade contagiosa, amplamente disseminada, que acomete todas as aves de quintal e de criação industrial e silvestre. Ela geralmente ocorre em surtos que se instalam subitamente, produzindo alta morbidade e alta mortalidade, mas, também, ocorrem infecções crônicas e sem sintomas. Nos lugares em que aparecem uma vez, costuma reaparecer anualmente, a não ser que se tomem as medidas adequadas de combate.
Sintomas: A cólera costuma aparecer de maneira explosiva, matando subitamente algumas aves. O criador freqüentemente refere que a ave estava boa ao ir ao poleiro e amanheceu morta no dia seguinte, ou, então, que ela estava esperta e de repente morreu.

As aves doentes apresentam

a) abatimento e febre; b) cristas e barbelas inchadas e azuladas; c) boca cheia de baba espessa (gosma); d) diarréia verde amarelada abundante; e) penas eriçadas; f) aumento da freqüência respiratória; g) base dos pés e joelhos quentes e edemaciados; h) fígado descolorado.

Transmissão

Muitas vezes se processa por meio de moscas, parasitas aviários, pássaros ou pombos. A bactéria se dissemina através da contaminação da água e alimentos.

Tratamento Recomendado

Pode ser feito com medicamento a base de sulfas ou antibióticos, cujo efeito ainda não foi comprovado e o alto custo inviabiliza o tratamento. A melhor forma de prevenir é através da vacinação de todo o plantel com a vacina viva, com orientação do Médico Veterinário. Deve-se ter cuidado com as aves portadoras da cólera, aparentemente sadias pois, quando introduzidas em lote saudável, passa a doenças às aves, que adoecem e na maioria morrem, sobrando algumas que ficam também portadoras.

Prevenção

a) bom manejo; b) higiene e desinfecção dos aviários com soda cáustica 0,5% ou creosol a 1%; - Recomenda-se utilizar Biofor ®Chemivex ou Amônia Quaternária; c) queimar e enterrar as aves mortas; d) vacinar todas as aves da criação.

Bouba aviária

Também conhecida por epitelioma contagioso, varíola das aves, difteria, “caroço”, “pipoca”e “bexiga”, afeta todas as aves e em qualquer idade, ocorrendo com maior freqüência no verão devido à proliferação de mosquitos que disseminam o vírus de local para local, picando e sugando as aves. Quando a bouba infecta a pele, aparecem os nódulos nas regiões desprovidas de penas (crista, barbelas, em volta do bico e dos olhos). Quando afeta a garganta (forma diftérica), há formação de placas que podem se alastrar causando dificuldades para respirar, perda de apetite, prostação e mortalidade elevada. Também o melhor controle se faz com a VACINA, que pode ser aplicada logo ao nascer.Prevenção: a) vacinação, com vacina vírus vivo; b) desinfecção dos galinheiros; - Recomenda-se utilizar Biofor ® ou Chemivex; c) drenar poças de água estagnada; d) combater os vetores (mosquitos).

Coriza Infecciosa

É uma enfermidade aguda e crônica de distribuição mundial, que se caracteriza por corrimento nasal, espirros e edema (inchaço) da face baixa dos olhos. A doença está presente em criação de fundo de quintal, de aves exóticas e industriais. É causada pela bactéria Haemophilus gallinarum. É comum aparecer em lugares úmidos e batidos de ventos frios, assim como em abrigos mal construídos.

Sintomas


a) anorexia (perda do apetite);b) espirros, tosse e dificuldade na respiração:c) congestão das vias respiratórias;d) descarga nasal serosa, que logo torna-se purulenta (com pus);e) edema (inchaço) na face e barbelas;f) perda de peso;g) morbidade alta (várias aves adoecem);h) a mortalidade pode ser elevada.

Tratamento Recomendado

A base de antibióticos, sulfas e estimuladores do apetite. Na dúvida, consulte o Médico Veterinário.
Transmissão: Ocorre pelo contato direto por aerossóis em suspensão no ar de aves enfermas e pela contaminação da água, alimentos e instalações, principalmente na época de estações chuvosas.

Prevenção


 a) higiene das instalações; - Recomenda-se utilizar Biofor ®, Chemivex ou Amônia Quaternária; b) isolamento; c) lotes da mesma idade; d) vacinação do plantel; e) remover as aves com face inchada, pois se tornarão portadoras da doença.

Doença de Newcastle


 Altamente contagiosa, afeta aves em qualquer idade. O vírus pode pode afetar e causar lesões no sistema digestivo, respiratório e nervoso, causando alta mortalidade. Aves com a doença de Newcastle na forma respiratória reduzem o consumo de alimentos e apresentam espirros, dificuldade em respirar, conjuntivite e, às vezes, inchaço da cabeça.Aves em produção de ovos reduzem bruscamente a produção. Na forma digestiva a doença pode provocar diarréia com presença de sangue e mortes repentinas sem nenhum sinal e as lesões se concentram no sistema digestivo caracterizando-se, principalmente, por úlceras e hemorragias.Na forma nervosa, que pode ou não estar associada à forma respiratória, observa-se a paralisia de pernas e asas, incoordenação, torcicolo e opstótomo.As melhores maneiras de controle consistem na VACINAÇÃO, isolamento dos casos e higiene impecável.

Observação: o vírus da Newcastle pode provocar conjuntivite no ser humano, portanto cuidado ao manusear aves suspeitas, doentes ou vacinas.

 Prevenção

 a) vacinação de toda a criação; b) desinfecção dos aviários; - Recomenda-se utilizar Biofor ®, Chemivex ou Amônia Quaternária, evitar visitas, caixas e equipamentos de outras granjas; d) manter lotes com a mesma idade; e) aves mortas devem ser queimadas e enterradas.

Marek

É uma enfermidade viral altamente contagiosa, das mais disseminadas entre as criações, identificadas nos planteis de galinhas do mundo inteiro. É mais freqüente em criações industriais. Causa sérios prejuízos econômicos pela mortalidade elevada nos lotes não vacinados.

Sintomas


a) muitos frangos morrem sem apresentar sintomas característicos; b) paralisia das pernas ou asas; c) lesões no nervo ciático; d) tumores no fígado, rins, ovários, baço e pulmões.

Transmissão

 A doença se transmite facilmente entre as galinhas, através da descamação e penas das aves infectadas e pela saliva.

Prevenção


 a) vacinação ao primeiro dia de idade, que protege as aves durante toda a vida; b) adquirir pintos já vacinados contra a doença; c) manejo adequado e higiene das instalações. Recomenda-se utilizar Biofor ®, Chemivex ou Amônia Quaternária.

Coccidiose

É uma enfermidade causada por um coccídio ou eiméria (protozoário), que ataca e destrói as células que compõem as paredes do aparelho digestivo. Existem várias espécies que se diferenciam pela região que se localizam no intestino. Apresenta caráter mais sério em pintos de duas a seis semanas, produzindo grande mortalidade. Acomete galinhas, perus, gansos e outras.

Sintomas

 a) tristeza, perda de peso e apetite; b) diarréia escura ou sanguinolenta; c) anemia e palidez; d) asas caídas e posição característica de pingüim; e) as aves tendem a aglomerar-se; f) morbidade elevada (várias aves adoecem); g) mortalidade súbita e alta (algumas espécies de coccídios).

Tratamento


 Com medicamentos à base de sulfas, vitaminas A e K, sob a orientação do Médico Veterinário.
Transmissão: Ocorre de ave para ave, através da ingestão de alimentos e água contaminados, cama de aviário ou qualquer outro material que contenha os coccídios.

Prevenção


 a) manter a cama do aviário sem umidade; b) desinfetar paredes e pisos com produtos à base de amônia quaternária; - Recomenda-se utilizar Biofor ®, Chemivex ou Amônia Quaternária; c) usar na ração coccidiostáticos; d) queimar e enterrar as aves mortas; e) não superlotar os abrigos.

Pulorose (Diarréia Branca)

É uma enfermidade que ataca os pintos novos, ocasionalmente galinhas adultas, causando alta mortalidade. É causada pela bactéria Salmonella pullorum.

Transmissão


 Ocorre principalmente pelas matrizes portadoras, através dos ovos ou incubadoras contaminadas. Geralmente produz mortalidade durante os primeiros dias de vida e prossegue até duas a três semanas de idade.

Sintomas


 a) tristeza, respiração dificultada e arrepiamento das pernas; b) pintos doentes se amontoam com frio, asas caídas, cabeça pesada, sonolência e falta de apetite; c) fezes esbranquiçadas aderidas ao redor da cloaca; d) crescimento retardado; e) artrite nos joelhos pode ser observada; f) aves adultas não apresentam sintomas externos visíveis da doença.

Prevenção


 a) testes rotineiros das matrizes para se estabelecer um lote livre da infecção; b) higiene e desinfecção dos galinheiros; c) manter lotes da mesma idade, principalmente durante as primeiras semanas de vida; d) eliminação das aves portadoras da doença (matrizes e pintinhos), os quais devem ser queimados e enterrados.

Tratamento


 Antibióticos de largo espectro são efetivos na redução da mortalidade, porém os custos são elevados.
A melhor maneira de combater a doença é a prevenção. Na dúvida, consulte o Médico Veterinário.

Doença de Gumboro

É uma enfermidade viral que acomete aves jovens, de caráter agudo e altamente contagiosa. Ocorre no mundo inteiro causando mortalidade em aves de três a sete semanas de idade.

Sintomas


 a) falta de apetite; b) diarréia acentuada; c) depressão; d) desidratação; e) desuniformidade no plantel; f) alta mortalidade.

Transmissão


 O vírus é eliminado nas fezes e transportado de galpão para galpão pelos bebedouros, comedouros, campânulas e pessoal que maneja os galpões.

Prevenção

 a) desinfecção dos aviários; - Recomenda-se utilizar Biofor ®, Chemivex ou Amônia Quaternária; b) desinfecção dos bebedouros, comedouros e campânulas; c) uso de pedilúvio na entrada dos galpões; d) vacinação do plantel.

Aspergilose

É uma enfermidade causada por fungo do gênero Aspergillus, que acomete geralmente o sistema respiratório, globo ocular e tecido subcutâneo das galinhas, perus e, com menos freqüência, patos e gansos. A doença é mais comum em aves jovens com 7 a 40 dias de idade.

Sintomas:

a) dificuldade respiratória; b) perda do apetite; c) sede; d) sonolência, palidez e perda de peso; e) lacrimejamento; f) conjutivite com secreção purulenta, com aspecto de queijo; g) cegueira uni ou bilateral; h) pode causar grande mortalidade em aves jovens com 7 a 40 dias de idade, chegando de 5% a 50% do plantel.

Transmissão:

Nos pintinhos, através da inalação de esporos dos fungos presente nas incubadoras contaminadas. Nas aves adultas a infecção é produzida pela inalação de esporos dos fungos da ração ou cama contaminada.

Prevenção:

a) desinfecção das incubadoras; Recomendamos utilizar Biofor ®, Chemivex ou Amônia Quartenaria; b) não utilizar cama mofada; trocá-la rotineiramente; c) evitar o excesso de umidade; d) não fornecer ração mofada às aves; e) eliminar as aves afetadas.

* AS SUGESTÕES AQUI DESCRITAS SÃO MERAMENTE ILUSTRATIVAS.

ANTES DE QUALQUER TRATAMENTO A SER ADMINISTRADO ÀS SUAS AVES, CONSULTE UM VETERINÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário